A primeira coisa que você vai querer fazer com o Arduino é ligar e desligar um LED, de preferência, sem queimá-lo. Não vamos entrar em detalhes sobre os conceitos de eletrônica, mas você precisa saber que sempre precisamos de um resistor para proteger um LED.
O circuito a seguir foi montado na plataforma Tinkercad, que permite além de testar a programação do Arduino, simular o funcionamento de circuitos eletrônicos.
Usamos uma protoboard (também conhecida como matriz de contato), um LED vermelho, um resistor de 220 ohms, uma placa Arduino Uno R3 e alguns fios jumpers para ligar os componentes.
A linguagem utilizada na programação do Arduino é a C++ a qual iremos ensinar a utilizar aos poucos, conforme formos necessitando. Para iniciar, precisamos conhecer as duas funções principais que sempre aparecem na programação, que são as funções setup e loop. Veja na figura a seguir.
Para chamarmos uma função, utilizamos a instrução void e em seguida o nome da função que queremos utilizar. Outro padrão é a utilização de chaves, uma para abrir { e outra para fechar } o espaço de abrangência da função. Tudo que estiver dentro das chaves será executado
A instrução void setup( ) é utilizada para configurarmos alguns itens de nosso Arduino, como por exemplo, se os pinos serão utilizados como entrada (INPUT) ou saída (OUTPUT). Outro exemplo é a configuração da velocidade da porta serial Serial.begin(9600); quando iremos utilizar a comunicação serial do Arduino.
A instrução void loop( ) é utilizada para colocar os procedimentos que irão se repetir continuamente, como por exemplo, fazer um LED piscar. Este é o procedimento que iremos utilizar como exemplo, acompanhe a seguir.
No nosso exemplo estamos utilizando o pino 2 do Arduino para controlar o acendimento do LED através do comando digitalWrite. Este comando dado pelo Arduino é o primeiro de muitos que vamos ver, sendo o mais simples de utilizar, não precisando de maiores conhecimentos em programação ou eletrônica.
Antes disso, é importante configurar o pino 2 do Arduino como saída (OUTPUT), porque este pino irá enviar ao LED energia (5V) para acender o LED. Esta configuração é feita na função void setup( ) através do comando pinMode(2,OUTPUT);. Veja que cada comando no Arduino tem sua sintaxe, isto é, sua forma correta de ser escrita. Veja que no final do comando temos um ponto e vírgula.
O comando para ligar o LED é digitalWrite(LED, HIGH); e o comando para desligar é digitalWrite(LED, LOW);. Mas não é assim tão simples, é preciso colocar estes comandos no lugar certo da programação.
O lugar certo para isso é dentro da parte de programação chamada LOOP e a chamamos através da instrução void loop( )
Veja na figura abaixo como fica o programa completo para fazer o led piscar continuamente
Iniciamos com a função void setup ( ) colocando a configuração do pino 2 como saída = pinMode(2, OUTPUT);
No void loop ( ) começamos mandando acender o led = digitalWrite(2, HIGH);
depois mandamos esperar 1 segundo com o led aceso = delay(1000);
na sequência mandamos apagar o led = digitalWrite(2, LOW);
e para finalizar mandamos esperar 1 segundo com o led apagado = delay(1000);
Note que após cada comando é utilizado o ponto e vírgula “ ; “ e que a sintaxe correta prevê algumas letras em minúscula e outras em maiúscula.
Para ver esta montagem e este programa em funcionamento, assista ao vídeo clicando no link a seguir:
No próximo artigo estaremos dando continuidade explicando outros comandos utilizados com o Arduino.
Artigo escrito pelo professor e Engenheiro Elétrico Gustavo Antonio Velho em 03 de junho de 2022.
Caso você tenha alguma dúvida, ou queira fazer alguma comentário, preencha o formulário abaixo para nos deixar uma mensagem.