A plataforma online tinkercad permite a montagem e simulação de circuitos eletrônicos através de componentes montados em uma protoboard virtual, funcionando como uma ferramenta de prototipagem a ser utilizada antes da compra dos componentes reais, agilizando o processo e antecipando possíveis erros de projeto.
Esta ferramenta é totalmente gratuita e tem evoluído constantemente, expandindo a lista de componentes disponíveis em sua biblioteca virtual.
Muito simples de ser utilizada, é acessível a todos, salvando automaticamente seus projetos nas nuvens.
Veja neste artigo os primeiros passos para usar a plataforma Tinkercad.
A primeira coisa a fazer é entrar na plataforma pelo seu navegador através do link www.tinkercad.com e inscrever-se, criando uma conta de acesso. Veja na figura ao lado que é só clicar no botão INSCREVA-SE AGORA que está no canto superior direito da página.
Ao clicar neste botão, irá abrir uma outra janela onde você pode escolher se você usará a plataforma na escola como educador ou aluno (entrando em uma turma já criada) ou por conta própria (conta pessoal).
Se você for entrar como educador, é só escolher a primeira opção e seguir criando sua sala de aula utilizando o tutorial mostrado pela própria plataforma.
Se você for entrar como aluno, escolha a segunda opção, mas você precisa ter um código compartilhado pelo seu professor, que já deverá ter criado a sala de aula.
A terceira opção é quando você vai usar a plataforma por conta própria, aprendendo através de artigos e vídeo-aulas. Por falar nisso, em breve estaremos criando um curso e postando aqui neste site para ajudar você a aprender a usar a plataforma.
Ao escolher esta opção, será possível entrar com uma conta da Google, da Apple, da Microsoft ou do Facebook. Se você não tiver nenhuma destas contas, você deverá criar uma antes e depois voltar a este ponto para associar a conta criada que será sempre o seu login.
Depois que você associar uma destas contas, você irá sempre utilizar a mesma conta para entrar na plataforma Tinkercad.
É possível associar mais de uma conta à plataforma caso você queira. Eu por exemplo, tenho duas contas associadas, uma pessoal e outra da Tecnoltronica. Isto permite você separar seus projetos pessoais de projetos profissionais, como eu faço.
Ao entrar na plataforma, você será encaminhado para a página inicial. Veja na figura abaixo, a página inicial da conta da Tecnoltronica no Tinkercad.
No menu à esquerda, você encontra as opções Projetos 3D, Circuitos, Blocos de código, Lições, Suas aulas e Collections.
Algumas opções destas só aparecem para quem se cadastrou como educador, como foi o caso desta conta da Tecnoltronica.
A primeira opção PROJETOS 3D eu não tratarei neste artigo, mas resumidamente, ele permite realizar desenhos 3D que podem ser exportados para impressoras 3D.
Vamos explicar mais detalhadamente a opção CIRCUITOS que é o objetivo deste artigo.
Ao escolher a opção CIRCUITOS, será aberta uma tela igual à mostrada na figura acima, onde é possível CRIAR NOVO CIRCUITO ou visualizar e editar circuitos já prontos.
Veja que na figura acima é possível visualizar quatro projetos já montados nesta conta da Tecnoltronica. Estes circuitos foram utilizados em demonstrações práticas em vídeo aulas em nosso canal do Youtube. Vou deixar aqui um link para a playlist que montamos com vários vídeos utilizando o Tinkercad. Vídeos plataforma Tinkercad
Para criar um novo circuito, é só clicar no botão verde CRIAR NOVO CIRCUITO e você será direcionado para a área de edição de circuitos, mostrada na figura abaixo.
Nesta tela de edição de circuitos nós temos na parte superior ao lado do logo do Tinkercad, o nome provisório deste circuito, ele é sempre aleatório e neste exemplo foi colocado pela plataforma o nome de INGENIOUS BOJO. Para mudar o nome e colocar um que você ache mais adequado, é só clicar em cima deste nome e alterá-lo a vontade.
Na linha de baixo temos uma barra com diversos ícones de atalho onde é possível ROTACIONAR, EXCLUIR, DESFAZER, REFAZER, COLOCAR NOTAS EXPLICATIVAS, ALTERAR VISIBILIDADE DAS NOTAS, MUDAR A COR DO FIO e MUDAR A COR DO FIO. Sugiro que você teste cada uma destas opções para ver como elas funcionam.
No lado direito desta barra temos as opções CÓDIGO, INICIAR SIMULAÇÃO, EXPORTAR e COMPARTILHAR. A opção código será utilizada quando for necessário a programação de um microcontrolador, como o Arduino, por exemplo. A opção iniciar simulação serve para que você simule o circuito que você montou. A opção Exportar serve para você enviar um arquivo que permite a edição do circuito e confecção de uma placa de circuito impresso no software EAGLE, e por fim, a opção compartilhar serve para você tornar seu circuito público, disponível para que todos possam acessar.
No centro desta tela, existe a área de trabalho onde é possível trazer os componentes listados no lado direito para a montagem de um circuito. Veja na figura abaixo um circuito bem simples que eu montei como exemplo para vocês.
Neste projeto eu utilizei um resistor, um led, uma protoboard e quatro pilhas. Notem que o led está aceso porque eu cliquei na opção de simulação do circuito. Desta forma é possível visualizar o funcionamento do circuito e corrigir eventuais erros.
A lista de componentes é dividida em BÁSICO e TODOS. A listagem básica mostra os componentes mais utilizados na maioria dos projetos, caso você não encontre o que está precisando nesta lista é só escolher a opção todos e um número bem maior de componentes será mostrado.
Já existem diversos projetos de exemplo que podem ser encontrados também nesta listagem. Eles podem ser úteis para conhecer as possibilidades que existem disponíveis na plataforma e ajudar em projetos que você esteja querendo fazer.
Sugiro que você experimente fazer seus projetos começando pelos mais simples e aumentando o nível de dificuldade gradualmente. Você pode utilizar os vídeos do nosso canal do youtube para começar a praticar e também para ver circuitos mais complexos que já montamos.
A plataforma Tinkercad salva automaticamente seus projetos em seu servidor e eles ficarão disponíveis para serem utilizados a qualquer momento, de qualquer máquina que tenha conexão com a internet.
Lembro finalmente que esta plataforma é totalmente gratuita e bastante fácil de ser utilizada. Espero que este artigo tenha sido útil e em breve estaremos lançando um curso gratuito para a utilização do Tinkercad através deste site.
Caso você tenha alguma dúvida, ou queira fazer alguma comentário, preencha o formulário abaixo para nos deixar uma mensagem.
Artigo escrito pelo professor e Engenheiro Elétrico Gustavo Antonio Velho em 20 de agosto de 2021.
Caso você tenha alguma dúvida, ou queira fazer alguma comentário, preencha o formulário abaixo para nos deixar uma mensagem.
Caso você tenha alguma dúvida, ou queira fazer alguma comentário, preencha o formulário abaixo para nos deixar uma mensagem.