Provavelmente a palavra Arduino não é totalmente estranha para a maioria das pessoas. Ela é usada para designar uma plataforma de prototipagem de projetos eletrônicos.
O Arduino surgiu em 2005 na cidade de Lívia na Itália e o objetivo de seus criadores foi o de disponibilizar aos estudantes recursos de prototipagem mais acessíveis para todos.
Para alcançar seus objetivos, eles desenvolveram uma placa de circuito impresso com microcontrolador, pinos digitais e analógicos, conversor analógico / digital, comunicação serial entre outros recursos, a um preço reduzido e disponibilizaram o projeto para quem quisesse utilizar no que chamamos de open source.
A tecnologia aberta e o custo reduzido pela sua simplicidade, permitiu sua rápida disseminação em todos os cantos do planeta. Com a rápida expansão, surgiu uma grande comunidade que passou a fabricar e usar o que chamamos comumente de clones, que nada mais são do que cópias muitas vezes melhores em relação ao projeto original.
Com o avanço da tecnologia e a tendência maker que surgiu com o desenvolvimento das impressoras 3D, surgem novas aplicações a cada dia para dispositivos eletrônicos que podem ser projetados utilizando-se a plataforma Arduino.
Existem muitos modelos de plataforma Arduino no mercado, cada uma com suas características e aplicações. Mas esta é uma outra história que vamos contar em breve.
Pela sua versatilidade e fácil aplicação, a plataforma Arduino transbordou o nicho da eletrônica, atraindo profissionais e amadores de diferentes áreas que encontram nela uma ferramenta poderosa para exercitar sua criatividade..
Jovens estudantes do ensino fundamental e médio tem hoje em muitas escolas a oportunidade de trabalharem com a plataforma para exercitarem a lógica e a criatividade.
A foto no início deste artigo mostra o Arduino UNO R3, a versão mais usada pela sua simplicidade, baixo custo e versatilidade.
Para utilizá-la é necessário um software de programação chamado IDE, que pode ser baixado gratuitamente no site oficial do Arduino pelo seguinte link:
https://www.arduino.cc/en/software
É só escolher o sistema operacional que está instalado no seu computador, baixar e instalar a versão de IDE mais atual.
A linguagem de programação da IDE é baseada na C/C++ que é uma linguagem de alto nível, ou seja, mais próxima da linguagem humana, sem manipular diretamente os registros do processador pois utiliza bibliotecas prontas para facilitar a programação.
A plataforma Arduino deve ser utilizada conjuntamente com componentes eletrônicos como resistores, capacitores, diodos, transistores para acionar motores, leds, relés e tantos outros equipamentos.
Para facilitar a manipulação destes componentes eletrônicos, surgiram diversos shields que integram em uma placa de circuito impresso, muitos componentes que podem ser interligados na plataforma Arduino, sem a necessidade de maiores conhecimentos em eletrônica.
Muitos destas shields foram desenvolvidos por diversas empresas para serem utilizadas diretamente com a plataforma Arduino e estão sendo amplamente utilizadas pelos usuários em seus projetos.
Aqui ao lado podemos ver um exemplo de shield para medição de temperatura que pode ser utilizada para um projeto de controle da temperatura de um forno, por exemplo, entre tantas outras coisas.
Para aprender a utilizar a plataforma é necessário começar com projetos bem simples para entender os conceitos básicos da programação e como interligar os componentes eletrônicos. Eu sugiro sempre para iniciantes que antes de comprar um kit básico de aprendizado Arduino, que é vendido em muitas lojas de componentes eletrônicos, comece treinando através de uma plataforma online chamada Tinkercad, pois ela possibilita simular muitos componente eletrônicos em conjunto com o Arduino de forma gratuita. Em outro artigo eu falo um pouco mais desta plataforma e como começar a utilizá-la.
Se você está interessado em aprender a usar a plataforma Arduino, temos um curso gratuito com diversas aulas que podem lhe ajudar muito neste início, pois começamos desde o básico e vamos aos poucos explicando os principais conceitos de programação e utilização da plataforma.
Caso deseje, clique no link a seguir para ver a página deste curso: Curso Arduino básico
Caso você tenha alguma dúvida, ou queira fazer alguma comentário, preencha o formulário abaixo para nos deixar uma mensagem.
Artigo escrito pelo professor e Engenheiro Elétrico Gustavo Antonio Velho em 11 de agosto de 2021.
Caso você tenha alguma dúvida, ou queira fazer alguma comentário, preencha o formulário abaixo para nos deixar uma mensagem.